segunda-feira, 17 de maio de 2010

A Formula de Deus - José Rodrigues dos Santos


"A Fórmula de Deus" é o quarto romance de José Rodrigues dos Santos, publicado em 2006 e editado pela Gradiva.
É o segundo livro da série Tomás Noronha, precedido por O Codex 632 e seguido por O Sétimo Selo.
Um dos principais temas abordados pelo livro é a prova científica da existência de Deus, a partir de uma fórmula de Einstein, grande parte da obra passa-se no Irão (Teerão), Tibete e Portugal, onde o personagem principal sofre grandes desventuras.

Contratado para decifrar um manuscrito de Einstein só agora descoberto, Tomás Noronha, professor universitário, envolve-se num jogo duplo entre o Ministério da Ciência Iraniano e a CIA, procurando desvendar a prova científica da existência de Deus, descoberta por Einstein, embora o Irão e os EUA julguem que o documento do cientista expõe a fórmula para fabricar facilmente uma bomba nuclear.
Com a ajuda de Ariana Pakravan, por quem se apaixona, ele tenta sair ileso de mais uma aventura. Enquanto o seu pai tem os dias contados devido a um cancro do pulmão, Tomás tem de escapar às perseguições dos iranianos, após os ter traído para ajudar a CIA. É Ariana quem o ajuda, acabando por se deixar levar pelos seus sentimentos relativamente ao português.
Após uma viagem que vai desde o Irão ao Tibete, e ainda em Portugal, eles conseguem provar, precisamente no dia do funeral do pai de Tomás, que o documento de Einstein não contém a fórmula para o fabrico para um bomba nuclear, mas sim uma tese científica relativa à existência de Deus.

Fonte: Wikipédia

3 comentários:

  1. Este livro é mesmo espectacular!
    Até porque boa parte da história passa-se em Coimbra!!

    ResponderEliminar
  2. Li e gostei!
    Principalmente porque fala de Einstein, o meu quimico/filósofo preferido. Um génio!!

    Concordo plenamente com Einstein na sua visão de Deus!

    ResponderEliminar
  3. Desculpa, rectifico, "físico/filósofo"

    ResponderEliminar